BLOG

18 maio de 2023

A importância dos Museus & sua relação com os ODS

Os museus são um espaço que misturam memória, inovação e conhecimento. Acessíveis e inclusivos, fomentam a diversidade e a sustentabilidade, proporcionando experiências diversas para educação e compartilhamento de saberes. Assim como o nosso Museu da Vida da Fiocruz, buscam cada vez mais formas atrativas de aproximar cultura ao lazer. Além disso, os museus contribuem para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à medida que promovem o bem-estar e a saúde mental, além de poder apoiar a ações de combate a mudanças climáticas e o isolamento social.    

Desde 2020, o Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês) tem apoiado um conjunto de ODS. Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, no 18/05, o ICOM propõe o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar” e que o foco seja nos seguintes ODS: 

Meta 3 – Saúde e bem-estar globais: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;  

Meta 13 – Ação Climática: tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos; 

Meta 15 – Vida na Terra: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. 

O Museu da Vida Fiocruz (MVF), por exemplo, tem diversas ações que estão de acordo com essa proposta, como a exposição “Rios em Movimento”, que está no Salão de Exposições Temporárias. Com cinco módulos, a mostra reflete os problemas socioambientais e nos incentiva à preservação de rios e meio ambiente.  

O Museu ainda está preparando diversas atividades para celebrar seus 24 anos de fundação, neste mês, com um evento temático que celebra a cultura dos povos indígenas: ‘Aprendendo com os povos Originários’.  

Para ficar por dentro desses e outros eventos que estão sendo realizados no MVF, acesse a agenda da programação deste mês celebrativo: https://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/noticias/2089-programacao-2023-5 

Fontes:
ICOM. International Museum Day, 2023. Dia Internacional do Museu. Disponível em: https://icom.museum/en/international-museum-day/. Acesso: 08 de maio de 2023.  

 NAÇÕES UNIDAS BRASIL.  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil,2023. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso: 08 de maio de 2023. 

 

Compartilhe

ÚLTIMAS NOVIDADES