BLOG

12 dezembro de 2022

Cuidado com a Dengue! Dicas de fontes para conscientização e prevenção da doença

Somente entre janeiro e outubro deste ano, houve um aumento de 400% em relação a mortes causadas pela Dengue. O início da temporada de chuvas e a aproximação do verão contribuem para o aumento de casos da doença, já que o mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, adora altas temperaturas.

A Dengue não tem tratamento específico, por isso, a melhor opção é se conscientizar e prevenir. Que tal fazer isso de forma lúdica e divertida? Uma boa pedida é o livro digital “Aedesnovela: contando histórias com ImaginAção”. A publicação é fruto de um trabalho coletivo e promove a construção de saberes e estimula medidas preventivas contra a proliferação do mosquito, que ainda causa Zika, Chikungunya e febre amarela.

Além disso, até o dia 16 de dezembro, moradores de Petrópolis e quem estiver passando pela cidade têm a oportunidade de visitar a versão pocket da exposição “Aedes: que mosquito é esse?”, no Palácio de Itaboraí. Agendamento para grupos acima de cinco pessoas através do e-mail: forumitaborai@fiocruz.br. Para quem não puder visitar presencialmente, a exposição está disponível virtualmente.

 

Mosquito Aedes Aegypt na exposição Aedes: que mosquito é esse? (Wallace Fernandes – Sanofi)

Tanto a publicação e a exposição integram as ações do Arte e Ciência sobre Rodas, que reafirma seu papel com a popularização da ciência e da saúde, através da cultura. A iniciativa é do Museu da vida e é aprovada na Lei federal de Incentivo à Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. Tem patrocínio das empresas Bayer, Drogaria São Paulo, Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense e realização Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.

Compartilhe

ÚLTIMAS NOVIDADES