BLOG

20 maio de 2018

Orquestra de Câmara do Palácio de Itaboraí cria perspectiva profissional

Conheça a história de Sarah Xabudé, estudante de música da UFRJ, que integrou a primeira turma de formação da orquestra

Desde reuniões familiares a corais de igreja, a música sempre fez parte do processo de crescimento da petropolitana Sarah Xabudé, 19. Depois que entrou para a Orquestra de Câmara do Palácio, porém, percebeu que a prática musical não era mais um hobby.

“Todos os professores que tive foram meus impulsionadores, como pais que me motivavam a seguir o meu objetivo, apesar do cenário atual, do qual a música e a cultura como um todo estão sendo deixadas de lado. A Orquestra é um ‘desenvolvedor’ de sonhos”, diz ela, que atualmente cursa a licenciatura de música na UFRJ.

Sarah conheceu a Orquestra a partir da violinista Jaqueline Moreira, que, além de ser professora do projeto, lhe ajudou durante a caminhada.  

“Por falta de um instrumento bom, minha professora Jaqueline me emprestou um violino, no qual uso até hoje nas minhas aulas na faculdade”.

Uma de suas grandes dificuldades, enquanto participava do projeto, foi conciliar os estudos regulares com o do instrumento.

“Isso se intensificou principalmente no último ano do ensino médio, do qual precisava estudar para os vestibulares e o Teste de Habilidade Específica da UFRJ”.

Apesar de estar somente no terceiro período da universidade, a jovem já planeja fazer bacharelado em violino e voltar-se a área de pesquisa em música.

“Quero poder dar aula em algum projeto de cunho social para poder transmitir tudo aquilo que aprendi e mostrar que música é sim uma profissão, uma carreira”.

A estudante participou da primeira turma de formação da Orquestra, que está em funcionamento desde 2013, oferecendo curso gratuito com aulas práticas e teóricas de música, voltadas para jovens instrumentistas da rede pública de ensino. Com duração de quatro anos, este projeto sociocultural é patrocinado pelas empresas SCHOTT e GE CELMA por meio da Lei Municipal de Incentivo à cultura

Compartilhe

ÚLTIMAS NOVIDADES