Parceria BNDES

Parceria BNDES

Em 2018, a SPCOC e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social firmaram parceria do plano de requalificação do Núcleo Arquitetônico e Histórico de Manguinhos (NAHM).

Esse projeto busca preservar e valorizar o patrimônio cultural da Fiocruz, ampliando as ofertas de atividades socioculturais, de divulgação científica e de educação em ciência, tecnologia e saúde.  

O NAHM se estabelece como um importante equipamento cultural na Zona Norte do município do Rio de Janeiro e abriga um conjunto de edificações erguidos nas duas primeiras décadas do século XX.

Com essa primeira parceria, duas edificações, a Cavalariça e o Pombal, serão restauradas e reintroduzidas ao circuito de visitação do Museu da Vida. 

PROJETOS

Cavalariça

Nesta primeira fase do plano de requalificação, uma série de intervenções de restauração na edificação projetada pelo arquiteto Luiz de Morais foram feitas. Também foram contemplados o agenciamento do entorno com paisagismo, acessibilidade, instalações e infraestrutura de apoio, além da adaptação para a realização da exposição permanente Vida e saúde: relações (In)visíveis. 

Exposição

Vida e saúde: relações (in)visíveis

O que é saúde para você? Essa é a primeira pergunta feita ao visitante na exposição Vida e saúde: relações (in)visíveis. Sem oferecer respostas prontas, a exposição convida cada pessoa a refletir sobre o significado da saúde. Cabe ao visitante escolher seu percurso pelos módulos da exposição, projetados para receber pessoas de todas as idades e pessoas com deficiência. E, como não poderia faltar em um prédio centenário, uma das salas é dedicada à história da Cavalariça e sua importância no contexto da saúde pública do começo do século XX.

Pombal

As ações de restauro e patrimônio do Pombal já começaram. O projeto de requalificação ainda prevê a edição e publicação de dois guias da série “Guias do Patrimônio Cultural da Fiocruz”, com contextualização histórica, caracterização e informações sobre as principais ações de preservação do Patrimônio da Fundação. Além disso, estão previstos oficina e cursos profissionalizantes ligados a diversas áreas de preservação para artífices e vídeos da capacitação e obras de restauro.

Depois de restaurado, o Pombal abrigará uma exposição a céu aberto, que contará a história da edificação, integrando a função desse núcleo com o circuito de visitação do Museu da Vida Fiocruz.

O Pombal foi construído entre 1904 e 1907 para abrigar a criação de animais necessários à produção de soros e vacinas. O antigo biotério é formado por uma torre e oito módulos cilíndricos, divididos em gaiolas.

 

Pombal

PARCEIROS

Apoio Financeiro

Patrocínio – Fase 1 – Cavalariça

Patrocínio – Fase 2 – Pombal

Gestão Cultural

Realização

Transparência

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, este projeto tem a SPCOC como responsável pela gestão e prestação de contas dos valores doados para realização das ações apresentadas. 

Veja também o nosso Estatuto e o Contrato com o BNDES.