BLOG

12 setembro de 2022

Sons e Imagens da Bahia chega ao fim com transmissão da mostra de filmes produzidos por alunos ao longo de toda oficina

O projeto Sons e Imagens da Bahia, que propõe a realização de oficinas audiovisuais e digitais para crianças e adolescentes, das escolas públicas da periferia de Salvador, chegou ao fim. Para marcar o encerramento, mostra dos filmes produzidos pelos alunos passou durante a cerimônia de finalização, com transmissão ao-vivo pelo canal no YouTube da Fiocruz Bahia, na sexta-feira (26/08).

Visualização da imagem

A mostra contou com 17 filmes de curta produção. Entre os temas, abordou-se questões como bullying; catástrofes naturais da Bahia; a vida das marisqueiras do recôncavo; luto e a internet no nosso cotidiano.  

Com início em agosto de 2021, a iniciativa foi constituída por oficinas referentes a variadas áreas do cinema, divididas em três módulos: Roteiro, Produção e Edição, com exibição dos vídeos em escolas públicas, centros culturais e unidades de saúde das comunidades. Durante esse tempo, o projeto favoreceu 21 escolas e 133 estudantes.  

Para os responsáveis pela criação e desenvolvimento do Sons e Imagens da Bahia, o cinema é uma ferramenta de transformação social. Isso porque muitos alunos podem se encontrar dentro do universo do audiovisual, ou pelo menos ter acesso a enriquecedoras trocas de informações, ideias e reconhecimento de diferentes territórios, culturas, identidade e oportunidades.  

“Eu acredito na educação, eu acredito na ciência, (…) eu acredito que a Terra é redonda, e acredito que o que nós estamos fazendo aqui é semeando vários cidadãos que vão levar o nosso país para frente”, afirma a Diretora da Fiocruz Bahia, Maria Gonçalves, em seu discurso na cerimônia. 

O Sons e Imagens da Bahia é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com gestão cultural da SPCOC, em parceria com a Fiocruz Bahia, apoio da Secretaria de Educação, do Governo do Estado da Bahia, dos professores locais, e da produção da Giro Planejamento Cultural.  Conta com o patrocínio da empresa global Bayer Brasil e com a realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo.  

Compartilhe

ÚLTIMAS NOVIDADES