BLOG

11 agosto de 2022

Apresentação da OCPI e lançamento da plataforma Junta Carioca Cultural são destaques na 7ª edição do Saúde e Cultura

O programa Saúde e Cultura: parceria que dá certo! chegou a sua 7ª edição, nesta quinta-feira (11/08), com evento marcado pela apresentação musical da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí e o lançamento da plataforma Junta Carioca Cultural.

 Crédito: Vivian Fernández

Nos últimos sete anos, o programa teve o apoio de 136 empresas, viabilizando 70 projetos, todos gratuitos e realizados em região de alta vulnerabilidade social. Juntas, essas iniciativas alcançaram mais de 300 mil pessoas e geraram aproximadamente 100 oportunidades de trabalho.

“Esses números me tocam muito devido ao seu significado. São milhares de pessoas e regiões alcançadas que se não fossem essas iniciativas não teriam acesso à cultura e a diversas outras oportunidades”, refletiu Luis Fernando Donadio, Gerente de Parceria do Escritório de Captação de Recursos da Fundação Oswaldo Cruz (EC/Fiocruz), que representou o Vice-Presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fundação, Mario Moreira.

O evento, realizado no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), campus Manguinhos, recebeu a coordenadora dos Equipamentos Culturais do Município do Rio de Janeiro, Vera Saboya, que destacou a importância da Fiocruz e sua relação com o entorno.

Além dos representantes das empresas parceiras – SUPERGASBRAS, Transegur, Fresenius, Grupo Seres, EDF Norte Fluminense, Drogasil, JSL e Bayer –, estiveram presente no encontro os coordenadores dos projetos socioculturais e as organizações: Associação Ballet Manguinhos, Fundação Angélica Goulart, Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, Grupo Cultura Urbana, Biblioteca Comunitária Wagner Vinício, BemTV, Avenida Brasil – Instituto de Criatividade Social, Coletivo Coé e Centro Cultural Liga do Bem. Como anfitriã, a Vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Casa de Oswaldo Cruz, Nercilene Monteiro abriu o evento.

“Foi muito importante ouvir a fala dos representantes de cada empresa, pois ficou claro que elas entendem que o patrocínio não é só financiar uma atividade e sim participar dos projetos e produzir mudanças sociais”, comentou Nercilene ao final da celebração.

Projetos celebrados

Somente neste ano, foi possível celebrar a parceria com 25 empresas, por meio de leis Federal e Municipal de incentivo à cultura ou de forma direta, que apoiam a viabilização de 10 projetos culturais:  “Museu da Vida Fiocruz”, “Arte e Ciência Sobre Rodas”, “Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí”, “Sons e Imagens da Bahia”, “Núcleo Arquitetônico e Histórico de Manguinhos”, “Mulheres e Covid”, “Idades e Saberes: Integração Cultural e Social na Cidade de Deus”, “Plantando e Colhendo: Cultura e Ciência para Equidade de Gênero e Raça”, “Memórias da Cultura Científica – 2ª Edição” e “Amigos do Figueira”.

 

Junta Carioca Cultural

Quem esteve presente no evento ainda pôde conferir em primeira mão a plataforma Junta Carioca Cultural, que irá conectar iniciativas da Zona Norte e Oeste a empresas aptas a patrociná-las por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – ISS. A plataforma lançada pelo Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz fica disponível para organizações a partir de segunda-feira, 15 de agosto, e para as empresas quando acabar o prazo da finalização das inscrições na Lei do ISS.

“A ferramenta será uma peça fundamental de democratizaçãodo acesso a leis de incentivo e ao uso de recursos financeiros que normalmente grande parte da população não tem. Além disso vai aproximá-la dasempresas que podem investir em seus projetos culturais”, avaliou Vera.

 

Apresentação cultural

A música também esteve presente no Saúde e Cultura. Os alunos da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí, regidos pelo Maestro Celso Franzen, realizaram uma belíssima apresentação, com repertório que incluiu grandes sucessos, como “Carinhoso”, de Pixinguinha e “Capoeira”, da Suíte Brasileira. A Orquestra há mais de oito anos tornou-se uma referência na área de formação musical e inclusão social de jovens, no município de Petrópolis.

 

O evento

O Saúde e Cultura: parceria que dá certo! é um evento anual que visa celebrar as parcerias construídas para o desenvolvimento de projetos da Fiocruz. É promovido pela Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional, por meio de seu Escritório de Captação de Recursos.

 

Compartilhe

ÚLTIMAS NOVIDADES